Cidades-sede da Copa de 2014
O Brasil conheceu neste domingo as 12 cidades que serão sedes da Copa do Mundo de 2014. O anúncio foi feito pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, durante o 59º Congresso da entidade, que acontece na cidade de Nassau, em Bahamas. Além das favoritas, aparecem na lista como principais surpresas as cidades de Cuiabá e Manaus.
Os outros dez destinos escolhidos são: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Fortaleza, Salvador, Recife e Natal. As 12 cidades escolhidas concorriam com mais cinco pelo posto de sedes do Mundial. Os municípios que ficaram de fora da Copa 2014 foram: Florianópolis, Goiânia, Campo Grande, Rio Branco e Belém.
"É um grande prazer estar hoje em contato com o continente do futebol. Esse continente chamado Brasil. Quero passar a todos uma mensagem de simpatia", disse o presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, antes de se esforçar na pronúncia dos nomes das escolhidas.
As cidades-sede já estavam selecionadas pelo menos desde março. As 12 eleitas e as cinco eliminadas foram decididas após um estudo técnico de dois anos. Foram duas visitas de delegados da Fifa ao Brasil, reuniões pelo mundo e inúmeras ligações telefônicas. Além do documento preparado pelo grupo de estudos da Fifa, Teixeira foi consultado antes dos cortes.
O presidente do comitê da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, fez um pronunciamento, no qual parabenizou os projetos, consolou as eliminadas e pediu empenho daqui para frente.
"Hoje é um dia histórico para o Brasil. Certamente milhões de pessoas, neste continente que é o Brasil, estão acompanhando esse importante acontecimento. Vou ser breve me concentrando em três pontos. Primeiramente gostaria de destacar o alto nível técnico dos projetos apresentados por todas as candidatas. Foi um trabalho muito competente. Desde o início, o trabalho foi conduzido de forma profissional e imparcial pelos técnicos designados pela Fifa", disse.
"Segundo ponto, é importante que se conscientize que não vencedores ou vencidos nesse processo. Todas as cidades só têm a ganhar. O Brasil como um todo só tem a ganhar. A questão não é apenas ser ou não sede. Mas sim participar da Copa. Os empregos e investimentos não ficarão concentrados apenas nas sedes. As cidades que quiserem tomar conhecimento das maneiras de tirar proveito desse grande evento estão convidadas desde já e podem contar conosco para desenvolver projetos de desenvolvimento de suas regiões", consolou o cartola.
"Por fim, quero lembrar às cidades escolhidas pela equipe técnica da Fifa que hoje não é o final., mas apenas o começo de um trabalho que exige organização, cumprimento de prazos, respeito aos padrões da Fifa e credibilidade. A honra de ser sede da Copa se traduz na enorme responsabilidade de estar à altura desse privilégio. Parabéns cidades brasileiras pelo trabalho", finalizou.
Teixeira já enviou a cada escolhida uma convocação. As reuniões, que terão os estádios como pauta exclusiva, serão realizadas na sede da entidade, no Rio de Janeiro, a partir do dia 8 de junho.
Confira a lista das 12 cidades escolhidas como sede e os projetos de estádios das sedes da Copa de 2014:
Belo Horizonte (Minas Gerais)
Estádio: Mineirão
Brasília (Distrito Federal)
Estádio: Estádio Nacional de Brasília
Cuiabá (Mato Grosso)
Estádio: Verdão
Curitiba (Paraná)
Estádio: Arena da Baixada
Fortaleza (Ceará)
Estádio: Castelão
Manaus (Amazonas)
Estádio: Vivaldão
Natal (Rio Grande do Norte)
Estádio: Cidade das Dunas
Porto Alegre (Rio Grande do Sul)
Estádio: Arena do Beira-Rio
Recife (Pernambuco)
Estádio: Cidade-Copa
Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)
Estádio: Maracanã
Salvador (Bahia)
Estádio: Fonte Nova
São Paulo (São Paulo)
Estádio: Morumbi
Fonte:http://esportes.terra.com.br/futebol/brasil2014/interna/0,,OI3796244-EI10545,00.html
0 comentários:
Postar um comentário